quarta-feira, 20 de março de 2013

4º Encontro Zona Leste de Cultura - Rumo ao Forum da Zona Leste

O outono chegou e com ele o frio mas no extremo leste a coisa está pegando fogo!

Fazedores de cultura, apreciadores e militantes da cultura da região farão seu 4º Encontro Zona Leste de Cultura.

A questão agora é juntar forças rumo a construção do Forum de Cultura para a região.

SE VOCE É DA ZONA LESTE. VENHA, CHAME OS ARTISTAS

A CIDADE É PARA DANÇAR!!!!!



Novo relatório do Encontro de Cultura no salão da Igreja São Francisco de Assis 

Já publicamos aqui  o relatório do Encontro de Cultura que ocorreu em Ermelino por ocasião da vinda do secretário (que foi substituído pelo secretário adjunto na última hora) e recebemos outro reformulado, agora com mais reivindicações para a cultura da região e da cidade de São Paulo como um todo.

O documento servirá também como subsidio para a criação do Forum

Confira

Enviado por Sergio Martins da Cunha

Relatório do Encontro de Cultura no Salão da Igreja São Francisco de Assis em Ermelino Matarazzo
 
O que rolou:
O Juca não veio, mas enviou o secretário Adjunto
A SMC (secretaria municipal de cultura) fez uma apresentação panorâmica dos pontos de cultura na ZL e reconheceu a deficiência nesta área, reforçando que há necessidade de ampliar as intervenções  culturais do poder público nesta região.
Reconheceram também a questão do sucateamento da cultura em toda sua estrutura e da moeda de troca q está rolando nas subprefeituras.
Realizamos 2h30 de debate.
A atividade juntou cerca de 200 pessoas.
 
Questões levantadas pelo Fórum de Cultura da ZL:
  • O Fórum da ZL estava com uma bancada próximo de 25 pessoas. Realizamos várias intervenções com qualidade e objetividade 
  • Lemos nossa carta síntese 
  • Apresentamos a reivindicação da Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo. Há 20 anos os militantes da cultura em conjunto com a população lutam pela construção deste equipamento cultural
  • Reforçamos nossa defesa em torno do financiamento da cultura. Valorizamos a disposição do prefeito de aumentar o percentual para 2%. Porém, questionamos quando e como se dará a elevação da verba.
  • Defendemos que o Plano Municipal precisa ser elaborado com a participação dos movimentos de cultura. No que se refere a financiamento é necessário que o PMC garanta com precisão quanto irá investir em cultura nos próximos 10 anos.
  • É fundamental a formação do Conselho Municipal de Cultura (com formato paritário – governo, movimentos de cultura) e com caráter deliberativo. Neste ponto, o sec.adj. respondeu que o governo garantirá a formação de conselho municipal e de conselhos regionais. Não apontou nada sobre o poder de decisão do mesmo.
  • Foi mencionado tb q a ZL tem hj 43% da população do município e a pergunta foi: a verba da cultura é distribuída nesta proporção? O sec. Adj. Ficou de verificar....
  • Levantamos a preocupação de aprovação do VAI II com orçamento próprio.  
  • Cobramos a necessidade de participação popular nas decisões sobre orçamento público
  • A reabertura do Teatro Flávio Império (em Ermelino Matarrazzo), que segue em reforma há um bom tempo. 
    OBS: Segundo o Secretário Adjunto, será entregue até o fim de 2013;
  •  
  • A necessidade de transformar o Decreto que implementou as Casas de Cultura (ainda na Gestão da ex-prefeita Luíza Erundina) em Lei, afim de evitar futuras políticas de Governo.
    OBS: Questão que, segundo o Secretário Adjunto, deverá entrar no Sistema Municipal de Cultura, a ser criado pela SMC, com a proposta de integração permanente de todo os orgãos, projetos e relacionados à esta pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário